segunda-feira, 29 de março de 2010

3 PERGUNTAS A...Carlos Pecurto - Presidente do GUVB


De uma forma resumida, conta-nos um pouco da história do GRUPO UNIÃO DE VETERANOS BORBENSE.
Este Grupo foi formado por uns amigos ex. jogadores do S.C.Borbense, aproximadamente há 15 anos. Começamos por marcar jogo de três em meses, passado um ano conseguimos fazer uma grande alteração no Grupo.
Começamos a marcar jogos de 15 em 15 dias, com grupos por todo o país e ilhas. Estes jogos são sempre seguidos da inevitável 3ª parte, que nos ajuda a criar laços de amizade e conhecer novas culturas.
Hoje somos um Grupo composto por 30 atletas.


Na qualidade de presidente, quais as maiores dificuldades que enfrentas para gerir o Grupo.
Como presidente deste grupo já alguns anos posso dizer que uma das dificuldades que tenho encontrado, é conseguir arranjar uma sede própria para o grupo.
Encontro também dificuldade em fazer entender o quanto é importante participar nos jogos efectuados fora do nosso Concelho. Por vezes temos que fazer algum sacrifício para conseguimos levar o número de atletas necessário para realizarmos o jogo.


O que é para ti o “espírito Veterano”?

O espírito de Veterano, é aquilo que algumas vezes não conseguimos mostrar durante um jogo de futebol. Onde passamos o tempo a discutir lances uns com os outros, a aceitar menos bem um resultado negativo, que é o que menos conta neste tipo de encontro. Como a palavra do próprio nome do Grupo “veteranos” nos indica, mais velhos, maior compreensão nas coisas menos boas, nesta situação não existe resultados negativos, mas sim o pudermos fraternizar uns com outros.
Porque o que conta é a amizade e o convívio sempre existente nestes encontros, principalmente a 3ª parte entre as equipas de futebol e a de arbitragem.

6 comentários:

Rogério disse...

tenho opinião e gostava de partilha-la com todos e contribuir para a unidade do grupo mas só o farei no sitio próprio em tempo útil.

Capitão disse...

Isto é mesmo dicurso de politico (dos baratos)...

Anónimo disse...

Falar é fácil, cumprir é mais difícil...

VC disse...

Concordo com o nosso presidente, quanto ao espírito daquilo que é ser veterano e numca é demais lembrar que o exemplo deve sempre vir de cima.
O que menos importa são os resultados dentro de campo.
Viva a amizade!
Gostei da palavra "fraternizar"!!!

ROTIV 5 disse...

Permitam-me tecer um breve comentário sobre o "ESPIRITO VETERANO"
O “ESPÍRITO VETERANO” incide num determinado contexto e momento sendo esta uma temática algo complexa e cujas vertentes aqui apresentadas são essencialmente para Reflexão por parte de todos aqueles que são os intervenientes directos nesse sector do Desporto em particular do Futebol Veterano. Ao abordar este tema, não o faço no sentido de ferir quaisquer susceptibilidades ou com o intuito de alterar “algo”, faço-o simplesmente como referi no princípio deste texto e nunca é demais salientar, como ponto de Reflexão para todos aqueles que semanalmente ou quinzenalmente são os protagonistas do Futebol Veterano, os seus atletas, dirigentes e árbitros. Hoje, ser Atleta Veterano não é sinónimo de “velho”, “acabado”, “barrigudo” e outros mais adjectivos que se possam colocar; Veterano é um Atleta que gosta de praticar desporto em complemento sobretudo a uma carreira desportiva que acabou por ter atingido o limite de idade e também com claros objectivos físicos, mentais e de franca e salutar convivência entre companheiros e “adversários” de competição. Ser Atleta Veterano é também sinónimo de maturidade, experiência, educação, civismo, compreensão e tolerância ser Atleta Veterano é transmitir aos mais jovens todos estes valores e virtudes e deles fazer a sua real imagem pessoal assim como das estruturas desportivas que representam. Ora o que se vai constatando frequentemente é o contrário do que aqui escrevo (é evidente que há boas excepções, felizmente), contudo de uns tempos a esta parte rara é a jornada em que o “Espírito Veterano” não é “atraiçoado”, na sua maioria por questões fúteis, sobretudo de alguma falta de compreensão, dos seus intervenientes que com outro espírito, outra mentalidade, em suma outra cultura desportiva, atingiriam com relativa facilidade o ESPÍRITO VETERANO.

TT disse...

Caro Rotiv 5

Em duas palavras, dir-lhe-ia:
Nem mais!